sexta-feira, 27 de abril de 2007

Cordel do Fogo Encantado

Nascido de um espetáculo teatral de mesmo nome, o grupo Cordel do Fogo Encantado, tornou-se conhecido fora de Recife em 2001. Eu tive o prazer e a honra de assistir a um show do Cordel, logo no início desse processo de divulgação. O show, contou com a abertura do percussionista Naná Vasconcelos, um dos maiores músicos do nosso país. Como tantos outros músicos, conhecidos mais na Europa do que em nossa querida pátria tupiniquim (no melhor dos sentidos, por favor), Naná foi também, o produtor do primeiro CD dos meninos de Arco Verde, e uma espécie de padrinho do grupo.

O show foi uma revelação para mim. Estavam ali, cinco jovens, mais ou menos da minha idade, mostrando um trabalho regional e ao mesmo tempo universal, misturando poesias de sua terra do século passado, com a atualidade dos versos inteligentes do vocalista Lirinha. Às batidas dos tambores com forte influência africana, de Nego Henrique e Rafa Almeida, e à bateria rock´n roll de Emerson Callado se misturam a melodia do violão de Clayton Barros e a poderosa presença cênica de José Paes de Lira (que já foi comparado a Jim Morrison).

Cordel do Fogo Encantado é arte genuinamente brasileira. Não é mais um enlatado que somos obrigados a engolir. É a melodia carregada de sotaque do sertão, às vezes forte (“Pedra e Bala”), às vezes extremamente delicada (“Os Òin do Meu Amor” e “Preta”).É a prova do potencial artístico de um povo que, mesmo esquecido, teima em não aceitar a derrota árida que o sertão impõe. É a arte legítima, original e orgulhosa de suas raízes.

O Cordel contagia alguns e assusta outros. Para os “contaminados” uma certeza: precisamos olhar com mais atenção os interiores, os sertões e as florestas do Brasil. Ainda existe muito tesouro ali que nenhum colonizador é capaz de roubar.

Carolina Borges

Ah! Dia 11 de maio eles estarão em Brasília:
Centro Comunitário da UNB - Infos: (61) 8151.6127/8424.1466

www.cordeldofogoencantado.com.br

2 comentários:

Pequenos pensamentos de um sonho azul disse...

Oi Carol, muito legal o texto. Não conheço a banda, vc vai no show deles?

Fefê Alves disse...

Ah bom o Cordel é hoje!
Mas hoje tem aula!
Caracas!