quarta-feira, 28 de março de 2007

O Fantástico e as estórias que se contam

Em matéria divulgada pelo site Comunique-se, o programa Fantástico teve duas reportagens, levadas ao ar no dia 25 deste, que foram consideradas falsas.
A primeira, que fazia parte da série "Vida de Paparazzi" teria forjado um ator para representar o paparazzi brasileiro agredido pela Britney Spears. O paparazzi brasileiro Roberto Maciel teria se negado a conceder entrevistas a Globo, e ela mui habilmente teria resolvido este probleminha, contratando quem quisesse lhe contar a história, só que se passando pelo próprio Roberto.
A outra seria da série "Atençao consumidor", onde teriam sido feitos testes de metodologia suspeita, ainda em 2005, e para corroborá-los algumas associações que hoje o criticam teriam assinado o seu aval.

...

Até que nossa Justiça decida quem está certo ou não, e pessoalmente creio que isso pouco importa, já que nem Fantástico, tampouco Globo serão prejudicados em audiência.
Eu cresci assistindo o Fantástico, era o terrível alarme que a cada intervalo comercial me lembrava "Faltam poucas horas pro fim de semana acabar e você levantar correndo e atrasada pra aula!" Lembro de poucas coisas de meus anos de expectadora, certamente mais de artistas que eu gostava e deram entrevista ou as viagens de um ou outro correspondente.
Só que, de certa forma, isso foi o que eu escolhi lembrar, porque inconscientemente, com toda certeza, muitas coisas implícitas, que o Fantástico tenha julgado errado, eu também deve ter inconscientemente condenado, e o contrário também. Afinal de contas, como diz um estudante, em um comentário à matéria no site citado: "Entre a Globo e um paparazzi fico com a Globo".

Ou seja, entre uma pessoa qualquer e os pseudos juízes que todos os brasileiros elegeram para julgar aos domingos a noite ao longo de trinta anos, não há dúvidas de quem optaremos?!

E ai? Será que isso muda?
Te digo que temos 30 anos pela frente, pra fazer alguma coisa, ou simplesmente, deixar que nossos filhos, e os de nossos vizinhos, nossos parentes e quantas cabeças couberem na boiada sejam moldadas, implicitamente, por coisas assim.

A matéria do Comunique-se na íntegra: Reportagens do Fantástico são contestadas - Marcelo Tavela

3 comentários:

Anônimo disse...

Fica difícil saber em quem acreditar. E a globo é sempre polêmica...Já tive comprovação de como a emissora conduz seu jornalismo num episódio em Porto Seguro/BA. Foi na comemoração do descobrimento do Brasil e a inauguração do "Museu Aberto do Descobrimento" em 1996. Na época o presidente era Fernando Henrique. Pois bem, ele subiu ao palco montado para uma série de apresentações e shows e seu discurso. Assim que apareceu e durante toda sua explanação, o presidente foi fortemente vaiado por um grupo de indígenas que foi ao local com firme propósito de protesto contra o descaso do então Presidente à questão indígena. Fiquei pasma quando no Jornal Nacional apareceu o discurso do presidente para uma interessada e atenciosa platéia. Nada de índios vaiando, nada de confusão. Estavam ali o presidente e a população satisfeita e orgulhosa...

Unknown disse...

O Show da Vida adora um espetáculo. Faz reportagens poéticas como a da criança indiana em seu cotidiano dentro da favela (domingo passado). Mas também abusa e usa. Vale aqui pensar em quem estaria sendo usado... Quem ainda se deixa abusar? E quando estivermos lá. Como nos comportaremos. Adequando nossas idéias ao marketing global? Ou brigando pela verdade custe o que custar! ADOREI O BLOG!

BEIJOS, FERNANDA LAMBACH

Korsky disse...

Pessoal, é assim mesmo as coisas do nosso mundo, esse mundo perdido!!!

Temos que aceitar ás vezes.

Querem saber mais sobre a GLOBO???

Então baixe esse interesantíssimo material: A História Secreta da Rede Globo
http://w13.easy-share.com/1019211.html